ROIDs

ROIDs

De conversa em conversa com executivos, agências, analistas e profissionais de Marketing, percebí um ponto comum no radar de todos. Como as empresas vão adaptar seu marketing com foco no consumidor do futuro e demandas da geração Y?

Afinal, com todas mudanças tecnológicas a comunicação do século

XXI está sendo reinventada e fórmulas consagradas

acabam não sendo mais suficientes.

O novo marketing que executivos e empresas buscam está sendo chamado por ROIDs (Neologismo advindo de esteróides – com o nítido intento de deixar o “marketing bombadão”).

O termo pode ser sintetizado por 4 principais pontos:

  1. Marketing da Responsabilidade (Que inclui a responsabilidade social, o lado “verde” e a sustentabilidade).
  2. Liderança Organizacional (Levando o Marketing a se inserir em toda cadeia de valor).
  3. Novos Insights sobre os consumidores (Principalmente com base nas novas técnicas de interação e análise em contraponto às “velhas” pesquisas de mercado).
  4. Marketing Digital (Exigindo dominar uma enorme massa de informações sobre as novas e mutantes mídias)

Vale ressaltar, que o Marketing da Responsabilidade e o Marketing Digital, são liderados pelos consumidores, que passam a exigir novos padrões e formas de relacionamento de uma marca ou empresa com todos seus perfis de consumidores.

É nesse novo ambiente que todas as marcas vivem atualmente, num mundo de Vídeos Virais, Mídias Sociais e uma gama de alternativas que envolvem canais interativos e móveis que devem ser compreendidos e incorporados pelas empresas e profissionais de marketing.

O cenário de mudanças continuará sendo uma constante, basta lembrarmos que não muito tempo atrás, Marketing Digital, era somente mais um elemento do plano de mídia e com alguns Banners, Adwords do Google e um trabalho de otimização dos resultados nos sites de busca (SEO), o trabalho já podia ser considerado como realizado.

Atualmente a velocidade das novas mídias (canais + oportunidades), tornou obsoleta a tradicional análise de Hits e Page Views, afinal o desafio passa a ser conhecer e influênciar os desejos individuas dos consumidores em tempo real.

Tenha a eComm como aliada para navegar em toda essa gama de ferramentas digitais e compreender suas formas de uso, de acordo com o conceito de seu produto ou marca.

Liderar esse movimento é essêncial na busca de tornar o próprio

consumidor um aliado nesse admirável novo mercado de consumo.