O E-Commerce já é termo conhecido de todos, mas unido às Redes Sociais ele ganha um novo conceito, torna-se S-Commerce, isto é, comércio social, um novo processo mercadológico baseado não mais em marcas e conceitos, mas em produtos, experiências e exigências dos consumidores.

Segundo pesquisa da Comscore Media Matrix , os acessos aos clubes de compras aumentaram  50%, apenas entre os meses de agosto e outubro, além destes tipos de site, as lojas virtuais são rapidamente acessadas e recomendadas pelos consumidores.

O que já acontece é que quando uma compra ou atendimento satisfaz o cliente ele vai querer divulgar em sua rede: postar a aquisição no status do Facebook, comentar no Twitter ou entrar na comunidade da empresa no Orkut, o mesmo se não ficar satisfeito, existem casos bem conhecidos de clientes mal atendidos que viraram Trend Topics no Twitter .

A visitação a blogs no Brasil é bem alta, o que mostra que os internautas acessam mais este tipo de página que sites oficiais das empresas, ou de notícias em geral, vejam o gráfico da pesquisa da Comscore:

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Parte deste S-Commerce, segundo alguns especialistas pode ser considerado F-Commerce, ou comércio no Facebook, que ganha cada vez mais força no Brasil e passa a ser mais utilizada como canal de vendas direta, seja pelos anúncios que levam para as lojas virtuais ou páginas de comunidade divulgando as empresas seus produtos e serviços.

No Social Media Week – São Paulo, o tema foi bastante comentado, ocorrendo inclusive um painel sobre Social Commerce com participação ativa do público e dos palestrantes Rodrigo Borges (Buscapé), Andrea Dietrich (Grupo Pão de Açucar), Rodrigo Waissman (Frugar) e moderação de Lucas Couto (SMW/SP), o destaque do bate papo foi sobre os rumos do e-commerce nesse mix atual com as mídias sociais.

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SMWSP - Auditório lotado e a Faap

Outra tendência que se consolida é mercado Mobile, ou de telefonia móvel, aqui no Blog já vínhamos acompanhando este movimento com a evolução dos Smartphones e demais Gadgets, fato que foi confirmado com o sucesso do iPad e outros Tablets.

As empresas que souberem aproveitar estas tendências e integrarem o online ao offline sairão na frente, seja integrando estoques de lojas físicas e virtuais, ou criando aplicativos móveis que possibilitem ao consumidor obter informações sobre determinado produto bastando apenas aproximar seu aparelho da etiqueta do produto, dando inclusive descontos para os clientes que fizerem check in e recomendarem no Fourquare, Google Places e similares, enfim, as possibilidades são enormes, basta planejar e saber trabalhar os novos desafios do relacionamento online.