Durante muito tempo, a questão relativa ao planejamento de ações de mídia, contrapunha as ações em mídias tradicionais com a internet, e apesar de óbvia, a questão da transmídia, não era levada a sério.
Na pesquisa Social TV, recém divulgada pelo Ibope Nielsen Online, podemos ver claramente que essas mídias se falam e interagem de forma consistente, pois com o crescimento do acesso à internet no país, a experiência de assistir TV se modificou completamente, onde um em cada seis brasileiros navega na internet, enquanto assiste a TV.
Se pensarmos somente nos usuários domésticos (que acessam a internet de casa), vemos que entre os que assistem TV e ficam online, 59% afirmam fazer isso todos os dias, enquanto os que mais assistem à TV com internet são os jovens, principalmente entre 20 a 24 anos, são os adolescentes de 15 a 19 anos os que mais comentam sobre a televisão quando estão online.
Entre os adultos, esse hábito é maior entre as mulheres e entre as pessoas de classe econômica AB, sendo as novelas o assunto mais comentado (40%), seguido de Telejornais (38%) e Esportes (31%).
Mais de 70% desses consumidores simultâneos afirmam que procuram na internet informações sobre o que está sendo mostrado na TV e 80% admitem ter ligado a TV ou trocado de canal motivados por uma mensagem recebida pela internet.
O consumo simultâneo das 2 mídias, mostra que não existe o abandono de uma mídia pela outra, e que as oportunidades de interação entre os canais, tende a ser o grande diferencial das ações de mercado, que souberem trabalhar a afinidade e complementariedade entre as ações, potencializando os resultados de negócios envolvidos.
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