Conhecer o perfil do consumidor é muito importante para pensar nas estratégias de vendas. Segundo o estudo Receba em Casa, o Brasil é 3º país que realiza mais compras na internet procurando por um produto de qualidade e com preço que cabe no bolso.

Ainda de acordo com o relatório do Neoassist os consumidores estão cada vez mais procurando produtos e/ou serviços pelo Google. E com a chegada dos dispositivos móveis mais modernos impulsionou essa característica cada vez mais presente nas pesquisas dos internautas.

relatorio

Para se adaptar é preciso entender o novo consumidor 3.0 que tem maior influência sobre a empresa. Nesse cenário são as empresas que precisam encontrar os consumidores e engajá-los com eficiência, já que estão sempre no meio digital e com acesso a informação dando a ele diversas possibilidades de escolha e um comportamento imediato. Assim, além do acesso a mais informações, os usuários tem mais oportunidade de compartilhar suas opiniões com outras pessoas na rede. É nesse ambiente que as empresas devem ir atrás deste consumidor.

As características que formam os consumidores 3.0:

Informados – Com a chegada dos dispositivos móveis mais avançados, possibilitou mais velocidade nas pesquisas do consumidor, na qual permite comparações em tempo real quando vai comprar, seja online ou offline.

Conectados – A principal atividade dos usuários na internet são as mídias. Só o Facebook atingiu 1 bilhão de usuários e o Twitter tem mais de 500 milhões de usuários registrados que geram mais de 340 milhões de tweets e 1,6 bilhões de buscas. Ao mesmo tempo que as redes sociais se tornaram um lugar que permite acessar informações, ela está aberta para divulgação de reclamações, análise e insatisfações que tem o poder de alcançar mais pessoas rapidamente.

Atentos ao preço – Os consumidores estão mais “ligados” nos modelos de promoção, como “promoção do dia” e descontos sazonais, por exemplo. Esses detalhes contam muito na hora que o usuário escolher o que comprar. O nome da marca sozinho sem nenhum valor agregado e preços pouco competitivos afastam o consumidor 3.0.

Opinião de outros usuários – Na era digital, muitos consumidores viram na plataforma um meio para compartilhar experiências em diversos assuntos. Assim, a marca se torna sólida e confiável através das redes sociais.

Autopromoção – Cada vez mais as pessoas compartilham suas conquistas sejam elas profissionais ou pessoais. Nas publicações incluem fotos e vídeos que transmitem felicidade.

Gratificação Instantânea – A “geração imediatista” esperam produtos e serviços no tempo certo que encaixem suas necessidades. Além do atendimento que deve superar suas expectativas.

Segurança Digital – Quando surgiu compras pela internet, a principal preocupação era segurança. Hoje os novos usuários estão mais confiantes na hora de navegar e trocar informações.

Se atentando a essas características que formam o consumidor atual, a empresa estará mais preparada para oferecer um atendimento de qualidade seja por telefone, e-mail, chat ou pela redes sociais. Tê-lo sempre presente nas plataformas é essencial na hora de conquistar os usuários.