Colocar em prática o conceito de sustentabilidade implica na adoção de ações que promovam o desenvolvimento econômico e social de forma responsável, minimizando ao máximo os prejuízos ao meio ambiente. A questão tem estado cada vez mais em pauta e despertado o interesse dos consumidores, aumentando a busca por empresas e produtos ecofriendly.

Em pesquisa solicitada pela PayPal no ano passado, a consultoria Big Data concluiu que há mais de 371 mil sites dedicados ao e-commerce no Brasil. Assim como os espaços físicos de vendas, todas estas lojas virtuais têm também a sua parcela de responsabilidade social e, ao abraçar ações sustentáveis, podem ainda atrair mais clientes e melhorar a sua imagem no mercado. Portanto, além de contribuir com o bem-estar do planeta, você tem a possibilidade de aumentar o seu faturamento.

Apresentamos, a seguir, algumas dicas para você começar a aplicar ações de sustentabilidade em seu negócio a partir de hoje.

Marketing Verde

Mostre para os clientes que sua marca é consciente e se preocupa com as questões ambientais. Assumindo que todo site hospedado na internet gera gasto de energia sempre que é acessado por um usuário – e que isso implica na emissão de gás carbônico -, a plataforma Site Sustentável realiza a neutralização deste gás, por meio do plantio de árvores, e concede um selo de sustentabilidade para as empresas que contratam a certificação.

Desta forma, os consumidores podem avaliar o envolvimento das marcas com este tema. Além disso, o serviço ajuda as empresas a valorizarem seu negócio a partir do Marketing Verde.

Produção

Se você é responsável pela produção dos artigos que comercializa, estude maneiras de, ao longo do processo, evitar desperdícios, economizar energia e destinar à reciclagem resíduos com possibilidade de reúso.

Embalagens

Falando em reciclagem, surpreenda o comprador enviando os produtos em embalagens geradas a partir de materiais reciclados ou biodegradáveis. Considere também oferecer embalagens que possam ser reutilizadas pelos clientes no dia a dia.

Estimule ações sustentáveis

Além de assumir uma postura ecofriendly, estimule os usuários que acompanham sua empresa a fazerem o mesmo. Você pode fazer isso, por exemplo, apresentando dicas nas mídias sociais e outros canais digitais que tenha sobre pequenas ações que todos seriam capazes de adotar em sua rotina para gerar menos resíduos e poupar recursos naturais.