Desde a década de 80 me considero um ser de TI, e poucas vezes vi um movimento tão integrador e que aproveita a tecnologia de forma tão eficiente e completa integrando e-commerce, opiniões, imagem da companhia e principalmente o negócio, quanto o fenômeno das mídias sociais que vivemos hoje e muitas vezes negligenciamos ou damos pouca importância. Me atrai a forma como elas podem alavancar o negócio utilizando TI de forma objetiva e diretamente ligadas ao negócio. Mas para aproveitar consistentemente esta tecnologia aplicada a serviço do negócio, é necessário separar os papéis e traçar uma boa estratégia de abordagem às mídias sociais, que assim como facilmente podem ajudar, podem macular o nome e imagem da companhia.
Este tema está se transformando em um assunto muito especializado requerendo uma atenção especial das companhias, e é impressionante como há companhias que ainda não entenderam como as mídias sociais podem ajudar em curtíssimo prazo para verificar sua imagem e interagir ativamente e abertamente com seus clientes e consumidores. É assustadora esta cegueira! Eu diria até mesmo, esta negligência e alienação.
Digo que esta especialização requer profissionais dedicados e especializados em trabalhar com a imagem da empresa em canais virtuais, portanto quero chamar a atenção neste post (e em outros próximos) para a importância desta abordagem em mídias digitais, e para iniciar esta minha visão quero falar um pouco sobre uma área específica para acomodar e instrumentalizar estes profissionais focados em canais virtuais / mídias sociais: falo de uma Gerência de Mídias Sociais (ou Canais Virtuais). E para rapidamente contextualizar este tema vou colocar rapidamente as responsabilidades e o perfil que acredito um profissional ter que possuir para contribuir:
Responsabilidades:
- Decidir a estratégia de participação em blogs, redes sociais (Orkut, FaceBook, MySpace, etc…), Fóruns, micro-blogs, listas de distribuição entre outros vários canais virtuais, decidindo quais, como e quando participar
- Monitorar o retorno das mídias sociais, criar indicadores, métricas e manter dashboard através de ferramental específico.
- Criar e manter um plano de comunicação com os gerentes de áreas de negócio, marketing, e alta direção (incluindo CEO), desenvolvendo dashboards e métricas de retorno
- Separar os comentários relevantes, e categoriza-los (sugestões, críticas, comentários, etc.), gerando insumos para uma área de arquitetura empresarial (EA) consumir e tomar medidas cabíveis.
- Interagir com os participantes (clientes, fornecedores, interessados) das mídias sociais
Perfis dos profissionas:
- Comunicação clara, objetiva, formal e informal dependendo do contexto
- Conhecimento da utilização e papel de cada mídia social (blogs, foruns, redes sociais mais importantes)
- Entender do negócio da companhia
- Ter trânsito livre entre as áreas e excelente relação interpessoal.
Ainda não acredita na importância?
Proponho um rápido teste que você pode fazer facilmente: uma busca pelo nome de sua empresa em uma comunidade do Orkut ou Facebook, ou mesmo no Twitter. Veja os resultados… Pode ser assustador…
E aí, vai ficar de fora mesmo?
Em breve quero registrar a experiência de um e-commerce com vocação de midia social, do papel do hacker (no bom sentido da palavra) nas mídias sociais, e por aí iremos…
Post publicado originalmente no Blog do Roberto Severo e gentilmente cedido para a eComm.
Visite o Blog do autor para maiores informações.
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