Com a finalidade de tornar a navegação dos consumidores pelo e-commerce uma experiência mais atrativa, o design responsivo se tornou uma solução muito importante, pois permite uma visualização mais confortável porque adapta o conteúdo da loja virtual para diferentes dispositivos e telas (computadores, smartphones e tablets).

De acordo com a Forrester Research Inc., 29% das vendas online deste ano (com exceção de comida e viagem) serão feitas a partir de um smartphone ou tablet, 30% dos usuários do Facebook só realizam o seu acesso via celular… Por essas razões, os varejistas tem que se preocupar com o m-commerce, ou seja, e-commerce em aplicativos mobile.

Com  o advento do design responsivo e outras tecnologias web avançadas os apps podem não ser necessariamente a melhor opção para criar a experiência de vendas top nos devices mobile, como se imaginava há alguns anos atrás. Apps possuem algumas limitações, como por exemplo, a necessidade de download e instalação, o que implica um passo a mais para o consumidor em potencial; compradores ocasionais podem não querer baixar e instalar o aplicativo, principalmente se eles estão à procura de um item e não se importam onde vão comprá-lo.

Com as múltiplas plataformas e sistemas operacionais disponíveis no mercado, produzir um app que seja útil para a massa, exige o desenvolvimento de algumas versões diferentes do app para atender às várias necessidades tecnológicas e depois realizar a sua manutenção. Isso significa mais investimento em tempo e recursos, não apenas durante o desenvolvimento inicial do app, mas toda vez que o app precisar ser atualizado também.

Com a utilização do design responsivo,  estamos facilitando o trabalho de webdesign, já que mesmo com todas essas inovações não é preciso criar várias versões do mesmo site para que estas possam se adaptar. Além disso, com o design responsivo a loja virtual tende a manter a mesma identidade visual nos mais diversos acessos do usuário, o que aumenta não só o conforto da navegação, mas a própria credibilidade do e-commerce e todas as atualizações realizadas na loja virtual serão refletidas em todos os dispositivos e plataformas.

Melhorar a experiência do cliente e reduzir suas dificuldades na hora de realizar a compra é muito importante no e-commerce, e a necessidade de ter que realizar o download de um app pode se tornar um dificultador para a conversão de vendas. A preocupação com o acesso mobile, é sem dúvida um dos maiores desafios do e-commerce atual, porém a criação de apps pode não ser a melhor solução para os varejistas que buscam oferecer a melhor experiência de compra para seus consumidores.