Nova febre mundial, os aplicativos de compartilhamento de fotos, multiplicam em número de usuários e mostram-se uma nova mídia para as marcas com interesse neste público, isto é, os usuários de Smartphones. O Instagram, disponível apenas para usuários da Apple, tem como concorrente o PicPlz, aplicativo para iPhone e para Android.
O Instagram é o mais popular entre as empresas, primeiramente pela sua taxa de crescimento em termos de utilizadores. Ele recebeu 100.000 inscrições em sua primeira semana e durante as 10 semanas seguintes, 1.000 mil usuários se inscreveram para o serviço. Atualmente, a plataforma tem cerca de 2 milhões registrados, embora não necessariamente ativos, que carregam em torno de 290 mil fotos por dia.
É fácil entender porque o Instagram é tão popular. Seu estilo de interface é intuitivo: Os usuários só precisam tirar uma foto, aplicar um filtro opcional e clicar para compartilhar simultaneamente em várias redes sociais, incluindo uma rede do Instagram. Outros usuários podem “curtir” e comentar sobre as fotos e aumentar a popularidade de quem posta e o sistema de busca por palavras-chaves facilitar encontrar quem deve ser seguido.
Para as marcas, oferece uma maneira rápida e fácil de criar e compartilhar conteúdo visual graças à pesquisa dentro Instagram e a facilidade de navegar pelas funções, atrai novos clientes.
O Instagram transmitiu seu interesse em acolher marcas no serviço quando ele introduziu um novo recurso de hashtags no final de janeiro. O Brisk Iced Tea, uma marca da Pepsico convidou os fãs a taguear suas fotos com # briskpic para concorrer a uma chance de ser estampado em uma lata, que será apresentada durante a conferência SXSW (http://sxsw.com/ ) no final deste mês. Mais de 1.500 fotos com a hashtag foram enviadas para Instagram até o dia 2/03.
Outras marcas estão usando o serviço de maneira menos formal para se envolver com os fãs de maneira diária, a dica é não ter medo de compartilhar as fotos e ver o que seus seguidores têm a dizer sobre elas, funcionando como um feedback instantâneo. Abaixo note como as interfaces são parecidas:
Toda marca que for se aventurar pelos aplicativos de Smartphones não pode esquecer a missão primordial deles, compartilhar a paixão pela fotografia.
[…] comentamos em outro post sobre o aplicativo Picplz, e trouxemos outros aplicativos utilizados em celulares com sistema Android 2.2 apresentados pelo […]