Para quem não sabe, E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, um sistema que usa uma ou mais mídias de propaganda, para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. Respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, e gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
Diferentemente do spam, aquelas mensagens indesejadas que lotam seu e-mail, é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente, também chamado opt-in, que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. A verdade é que o e-mail marketing, quando bem aplicado, pode ser a solução que faltava para empresas de todos os ramos, sendo também uma ótima forma de semear informações, atrair e criar vínculos com seus clientes, tanto por meio de disparos simples para a base, como de forma automática.
As empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
- proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
- interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
- segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária, cidade etc;
- personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
Vale ressaltar que E-mail marketing é mais do que selecionar a lista de contatos do seu e-mail ou do e-mail da sua empresa, e enviar. Existem técnicas para realizar esses disparos de campanhas e ferramentas feitas exclusivamente para isso, como o eCMailing. Garantindo melhor entrega, maior índices de cliques e consequentemente melhores resultados.
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