Para converter os visitantes de seu site em leads – ou seja, potenciais clientes para o seu negócio -, o investimento em landing pages bem desenvolvidas é um passo imprescindível. Além de conteúdo relevante, um formulário deve ser exibido nestas páginas, a fim de possibilitar uma coleta de informações a respeito do consumidor.

Tanto as informações solicitadas no formulário quanto o tamanho que apresenta precisam ser especialmente considerados, pois são determinantes para que a captura de leads seja bem-sucedida.

Diante disso, você deve se atentar em extrair dos usuários informações estratégicas, que o ajudem a tornar estes leads consumidores reais de seu produto ou serviço. A seguir, separamos algumas dicas para auxiliá-lo na tarefa de criar um bom formulário. Confira!

Apresente ao usuário os benefícios de preencher o formulário

Para que se sinta estimulado a preencher o formulário até o fim, o visitante deve saber quais benefícios terá com esta ação. Portanto, ainda que a oferta – que pode ser um e-book, por exemplo – esteja explícita na página que o levou à landing page, este usuário precisa ser relembrado sobre o benefício na página de conversão.

Trabalhe em chamadas atraentes, que deixem claro como aquilo que você está oferecendo ajudará o consumidor na resolução de algum problema ou facilitará a sua vida. Seja conciso na hora de abordar estes benefícios, pois o tempo levado para que o internauta que acessa a sua página tome uma decisão é muito curto.

Não peça informações confidenciais

Crie formulários de fácil entendimento e preenchimento prático. Não é uma boa ideia solicitar dados que possam deixar o usuário constrangido. Mesmo dados pessoais mais específicos, como endereço e CPF, podem intimidar o visitante no momento de preencher o formulário. Procure também não fazer um formulário longo demais, pois isso pode desestimular o preenchimento.

Questione-se ainda sobre o quanto seu visitante estaria disposto a compartilhar a fim de ser beneficiado pela oferta que você está oferecendo. É importante ter em mente que, assim que entra na landing page, o usuário já deve entender qual é a oferta e se é vantajoso preencher o formulário para acessá-la.

Solicite informações fundamentais para seu propósito

A finalidade de uma landing page é coletar dados dos visitantes que possibilitem a qualificação dos usuários de seu site, para que seja possível criar abordagens de vendas assertivas no propósito de transformar leads em clientes.

Por isso, as informações solicitadas no formulário devem servir para identificar que perfil de consumidor está sendo direcionado para seu site. Assim, mais do que pedir nome e e-mail do visitante, solicite informações que realmente sejam úteis à sua estratégia.

Escolha formulários inteligentes

Investir em formulários inteligentes é importante para tornar mais prática a experiência de seu visitante. Isso porque, caso deseje consumir mais de uma oferta em seu website, o usuário – ou lead – já é reconhecido se fizer parte de sua base. Sendo assim, na hora de preencher novos formulários, os demais campos são automaticamente preenchidos, de acordo com a primeira resposta dada por ele.

Com os formulários inteligentes, o seu lead não deixa de consumir materiais por conta da necessidade de precisar repetidamente preencher as mesmas informações.