Atualmente virou moda no perfil de celebridades aqui no Brasil, premiar internautas pelos mais diversos motivos, em especial ao se atingir um determinado número de usuários ou mesmo para quem acerta determinadas perguntas.

Esse tipo de estratégia tem como principal objetivo aumentar o número de seguidores, entretanto quando realizado de forma amadora e voluntariosa, é um verdadeiro paraíso para se aplicar golpes, criando perfis falsos e até mesmo manipulando o número de seguidores de determinado usuário do Twitter.

Como ação de marketing esse tipo de ação acaba sendo infrutífera e não agrega valor de rede social ao grupo de usuários do Twitter.

Mas como então realizar, ações de divulgação e promoção eficientes?

É mais simples do que parece, e devemos nos inspirar nas ações realizadas no mundo off-line. Alguns exemplos:

  • Concurso cultural (Afinal não custa nada ter regras e uma mecânica clara de premiação)
  • Promoções que unam o mundo online com o mundo off-line (Como cupons de prêmios e descontos que podem ser trocados no universo virtual e em pontos de presença física)
  • Premiar a todos os participantes (Prêmios menores mas que não dependem de SORTE ou dêem margem a manipulações)

Dessa forma, a credibilidade das ações é maior, o risco de problemas com órgãos fiscalizadores fica minimizado e principalmente a comunidade acredita de verdade na ação, fora que seus seguidores tem que ser reais e não perfis FAKE que foram criados somente para participar e ganhar.