Em nova pesquisa da Serasa Experian, sobre o comportamento e uso da internet no Brasil, notamos forte presença da categoria “mídias sociais” aliada ao crescimento no uso do Twitter e Facebook.

Analisando categoria a categoria, as  “Redes Sociais e Fóruns” ocupam a segunda colocação, com 15,14% de todo o share de visitas, atrás apenas dos “Mecanismos de Buscas” que contaram com 20,77%. Em seguida estão “Portais” (7,34%), “Serviços de Email” (5,77%), “Multimídia” (3,71%), “Games” (3,43%), “Televisão” (2,24%), “Software” (1,56%), “Imagens e Clip-Art” (1,44%) e “Bancos e Instituições Financeiras” (1,23%).

Dentro dessa categoria o Orkut ainda reina com folga com 62,14% de todo o share de visitas, contra 2,35% do Facebook e 1,91% do Twitter. Como segundo colocado na categoria temos o YouTube que totaliza 17,23% das visitas.

Juntos, Twitter e Facebook, representaram menos de 5% do total das visitas dos internautas brasileiros, mas são justamente esses 2 serviços que apresentam as maiores taxas de crescimento (Facebook – 804% e Twitter com 768% ao ano), mostrando uma clara tendência de consolidação dessas soluções no país.

Crescimento anual Twitter e Facebook no Brasil

Crescimento anual Twitter e Facebook no Brasil

De acordo com nossa leitura, a pesquisa Serasa Experian, reforça a necessidade de marcas e empresas estarem presentes de forma ativa nesse universo das Redes Sociais e da Web 2.0.