Pesquisa da Michael Page, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de executivos, realizada com mais de 500 pessoas de diversas idades,  aponta que a internet e as redes sociais lideram as mídias mais procuradas quando se trata da busca pelo emprego ou informações sobre carreira.

De acordo com Sergio Sabino, Diretor de Marketing do Grupo Michael Page para América Latina, os veículos on-line e redes sociais, além de possibilitarem o acesso á informação de maneira rápida, possibilitam uma interação sem precedentes, o que torna a relação do candidato com a consultoria mais humana e confiável. “O Brasil é hoje um dos países que mais contrata no mundo. Além disso, é um dos que mais cresce em acessos a internet”, afirma o executivo.

O estudo por faixa etárias constatou liderança das mídias on-line em todas as idades:

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Redes Sociais e sites lideram, seguidos por televisão e revistas.

Nas faixas etárias mais baixas, a liderança é mais folgada: entre os 26 e 30 anos, por exemplo, 65% dos entrevistados afirmam que buscam emprego ou informações de carreira exclusivamente através de internet e redes sociais. No caso dos maiores de 40 anos, este número atinge 48%. “Os jornais e revistas ainda são muito fortes e contribuem muito na consolidação e aprofundamento de informações que a internet não consegue proporcionar, por seu caráter urgente e ágil”, afirma ainda Sergio Sabino. “Terão sempre seu espaço, funcionando de maneira complementar á rapidez e a capacidade de interação da rede”.

Para citar um exemplo atual, na área de tecnologia, existem hoje diversos canais no LinkedIn e Twitter onde os usuários podem visualizar oportunidades de trabalho em todo o país. Já de olho nesta oportunidade de anunciar vagas de emprego mais rapidamente e com baixo custo, muitas empresas começam a divulgá-las em aberto em redes sociais como o Facebook. Se você está procurando emprego, não deixe de prestar atenção as vagas que aparecem principalmente nas redes sociais.