O ativismo online encontrou nas redes sociais um meio de divulgar mais rapidamente suas causas e de tentar angariar mais seguidores para os movimentos. Como importante exemplo, essa semana o Greenpeace bateu recorde mundial em comentários no Facebook.

Em sua página no site, a organização anuncia que alcançou cerca de 80 mil comentários, em pelo menos 11 línguas diferentes, recebidos em apenas 24 horas, com possibilidade de entrar no livro dos recordes.

Os responsáveis acreditam que este feito demonstra que “as pessoas querem que o Facebook seja ecológico” e que “lidere uma revolução energética, comprometendo-se com centros de dados com energia renovável, em vez de carvão e energia nuclear”. O Facebook se comprometeu com um plano de eficiência energética até ao Dia da Terra (23 de abril), e na página a Unfriend Coal , pede que a empresa de Mark Zuckerberg deixe de utilizar o carvão como energia.

curtir

Um caso brasileiro de cyberativismo é o Celebridade Vira-lata, onde o blog e página no Facebook divulgam a castração de animais, denunciam maus tratos, indicam lugares para adoção e trocam informações sobre cuidados, atuando com doações e vendas de calendários.

Sem esquecer que para o sucesso de sua ação, não basta contar com a boa vontade dos internautas, é preciso planejamento, criatividade, ferramentas tecnológicas e saber se relacionar e mobilizar as pessoas. Conte conosco para ajudar no planejamento, ativação e monitoramento das mídias sociais e ações de marketing digital de seu negócio.