Traduzimos aqui um artigo do Mashable sobre os efeitos do botão +1 do Google sobre o SEO das páginas. Este botão é cada vez mais comum e deve receber muita atenção de todos os envolvidos em operações on-line.
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Desde os dias do Google Buzz, o botão +1 tem sido um mistério, tanto para usuários quanto para produtores de conteúdo. Ele é diferente do “curtir” do Facebook no sentido de que ele não compartilha diretamente o conteúdo do usuário em um feed social. Mas criação de um gráfico social tem sido um objetivo do Google há muito tempo e sua conexão à busca era inevitável.
O Google define o +1 como um recurso que ajuda as pessoas a descobrirem e compartilharem conteúdo relevante entre as pessoas que eles já conhecem e em quem confiam. Os usuários podem dar +1 para tipos diferentes de conteúdo, incluindo resultados do Google, sites e propagandas. Uma vez que o usuário dê +1 para um conteúdo, ele pode ser visto na aba +1 no seu perfil do Google+, nos resultados de pesquisa do Google e/ou em sites com um botão +1.
A trama se complicou em Janeiro, quando o Google lançou o “busque mais seu mundo” (numa tradução literal). Jack Menzel, diretor de gerenciamento de produto para Busca do Google, explicou que agora os usuários do Google+ poderiam “buscar pelas informações que são privadas e só compartilhadas com você, não a Web pública.” De acordo com Ian Lurie, do blog Conversation Marketing, no Busque Mais Seu Mundo os resultados de busca que recebiam muitos +1 tinham tendência a aparecer nos resultados mais altos.
O Google já explicou o propósito de um +1, mas não necessariamente explicou o efeito direto que um +1 tem nos rankings de busca. Aqui está listagem do que nós sabemos até o momento:
O +1 afeta a performance do meu site na Busca Social?
O +1 tem um efeito indireto no ranking de busca do seu site. Isso não significa que quanto mais +1 um link tem, mais alto ele vai ranquear nos resultados de busca tradicional. Veja essa situação:
Quando um usuário do Google+ dá +1 para um conteúdo, ele dá o seu “selo de aprovação”. Então, digamos que um dos seus contatos do Google+ procure pelo mesmo tópico ou algo parecido. Por causa do “busque mais seu mundo”, seu amigo mais provavelmente vai clicar no mesmo link que o usuário original marcou com um +1 (quando um usuário logado no google faz uma busca, seus resultados podem incluir uma lista de suas conexões que já deram +1 para aquele conteúdo. Isso acontece porque conteúdo recomendado por amigos ou conhecidos é frequentemente mais relevante do que conteúdo de desconhecidos, de acordo com o Google.
Isso também é verdade para usuários que não estão logados nas suas contas do Google quando fazem buscas. Quando um usuário busca pela mesma frase, os resultados podem mostrar o número total de +1s que um link recebeu, o que é outra validação para o fato daquele link ser relevante.
Como isso se relaciona ao SEO?
Desde que o link que recebeu +1 tem a chance de ter uma CTR maior, há um potencial maior para ele ser compartilhado, seja no Facebook, Twitter, Google+ ou qualquer rede social.
Um experimento de Rand Fishkin, CEO e co-fundador do SEOmoz, testou a relação entre compartilhamentos no Twiter, no Facebook e os resultados de busca no Google. Ele encontrou uma correlação positive entre o número de retweets e compartilhamentos que um link recebeu e seu ranking nas buscas. Isso significa que quanto mais um link é compartilhado no Twitter e no Facebook, melhor o ranking da página na busca. Por sua vez, isso leva a um SEO melhor.
Qual é a conclusão?
Um +1 pode indiretamente levar a página a um ranking melhor. Um número maior de +1s aumenta as chances de um link ter uma CTR mais alta, o que poderia levar a mais compartilhamento social, que por sua vez pode aumentar seu ranking na busca do Google. O que é importante notar aqui é a correlação, não causa, entre +1s, outras buscas sociais e o ranking de busca.
No fim das contas, o efeito do +1 sobre o SEO é muito indireto, o que significa que as práticas tradicionais de SEO não devem ser ignoradas. Métodos de SEO tais como Link Building, palavras chave relevantes e estrutura de URL têm mais impacto no ranking da página.
O +1 ainda está em sua infância, e mais dados precisam ser juntados para se desenhar uma correlação estatística com a busca. Como dito pelo Google, “Com o +1, assim como com outros novos sinais de ranking, nós estamos começando cuidadosamente e aprendendo como esses sinais afetam a qualidade da busca”.
Experts de SEO, tais como Erin Everhart do 352 Media Group, têm uma visão positivo para o futuro da busca social. Ela diz, “eu não acho que nós vivamos num mundo, nem vamos nunca viver num mundo, onde qualquer sinal social não tem influência sobre o SEO”.
fonte: Mashable
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