As três ferramentas mais usadas para comunicação pelos internautas de todo mundo são o Correio Eletrônico (85%), seguido das Mídias Sociais (62%) e da comunicação por VoIP (14%) , é o que mostra estudo recém lançado pela Ipsos, que entrevistou quase 20.000 usuários adultos em 24 países, relevando também que a forma como as pessoas usam a Internet varia com o local onde vivem.
Apesar da liderança, chama a atenção o fato de mais de seis em cada dez pessoas de todo o mundo usarem redes sociais, fóruns de discussão ou blogs, sugerindo uma nova forma de comunicação, onde se tornam real a interconexão e vínculo do processo de informação, que passa a ir além de uma troca de mensagens de ida e vinda, gerando a construção coletiva de conhecimento através de comunidades digitais, onde com o tempo somente as mensagens relevantes vão permanecer e influenciar o comportamento dos internautas.
A comunicação através de VoIP (Voz por IP – Com conexão web) ainda tem grande potencial de crescimento, sendo liderada pela Rússia (36%), Turquia (32%) e Índia (25%), ficando ainda como uma promessa no Brasil (4%), França (5%) e Estados Unidos (6%).
A combinação do uso do Email em ações de marketing digital, com a comunicação e monitoramento das mídias sociais, é sem dúvida uma estratégia consistente para atender as demandas e expectativas do mercado nessa era da comunicação digital.
Deixar Um Comentário