Anúncio x Faixa Etária - Facebook

Anúncio x Faixa Etária - Facebook

Enquanto que a taxa de clique (click-through) no Facebook é positivamente relacionada com a idade, a propensão por usar a função “like” não é, de acordo com dados divulgados em agosto de 2011 pela SocialCode, uma empresa de marketing digital voltada para o Facebook. A idade tem forte efeito positivo sobre a incidência de cliques por parte dos usuários, mas tem um efeito oposto menos pronunciado na possiblidade de se tornar fã de alguma página.

Usuários com mais de 50 anos, o segmento de idade mais elevado no estudo, são 28,2% mais propensos a fazer cliques e 9% menos propensos a usar a função “like” do que usuários na faixa de 18-29 anos de idade, o grupo mais jovem a ser observado. Comparados com o restante dos usuários mais jovens, os acima de 50 anos tem uma taxa de clique (CTR) 22,6% maior e uma taxa de uso da função “like” 8,4% menor.

Curiosamente, o CTR por idade cresce muito mais diretamente do que a taxa de uso do “like” cai conforme a idade. O CTR cresce continuamente e quase em linha conforme aumenta a idade dos usuários, com um patamar mínimo dentro da faixa etária de 30-39.

No entanto, a taxa de uso da função “like” apresenta algumas flutuações antes de uma queda acentuada que ocorre em usuários com mais de 50 anos. Entre 18-29 anos, a taxa de uso do “like” é de cerca de 39,5%, e ela cai para 38,5% na faixa entre 20-29.

Entretanto, a taxa aumenta para o seu maior valor e chega a 39,5% na faixa etária de 40-49 anos, caindo fortemente para 36%(a menor taxa observada) entre usuários do Facebook maiores de 50 anos.

Mulheres Clicam mais, homens usam mais o “like”

No geral, mulheres são 11% mais propensas a clicar em anúncios do que os homens. As taxas de uso do “like”, entretanto, são quase as mesmas entre os dois gêneros, com uma pequena vantagem de 2,2% em favor dos homens.

Além disso, quando se dividem os dados por idade, ela vai trazer um efeito muito mais pronunciado a afetar o CTR entre mulheres do que os homens, da mesma forma que ela é um efeito mais forte a afetar a taxa de uso de “like” nos homens do que nas mulheres.

Entre as mulheres, o CTR é 31,2% maior para o grupo com mais de 50 anos de idade quando comparadas as de 18-29 anos, enquanto que entre os homens esta diferença cai para 16,2%. Comparado com todos os grupos etários, as mulheres maiores de 50 tem um CTR 22% maior, comparado a uma diferença de 16,4% quando se tratam de homens.

Já nas taxas de uso da função “like”, há uma diferença de 11,7% entre os homens maiores de 50 anos e os entre 18-29 anos, enquanto a diferença para todos os grupos ficou em 9,5%. Já entre as mulheres, estas duas diferenças em favor das maiores de 50 anos ficou em respectivamente 7,2% e 7,9%.

O estudo analisou mais de 4 milhões de pontos de anúncios do Facebook que continham a função “like” ativada por mais de 50 clientes da SocialCode entre os mais diversos setores nos últimos 10 meses.