Mais do que uma tendência, o comércio eletrônico é uma realidade na vida dos consumidores. Mas para atrair a atenção dos clientes e evitar surpresas desagradáveis no futuro, é preciso se atentar a algumas regras e características próprias do mundo virtual. Confira oito dicas testadas e aprovadas por empreendedores para se lançar com o pé direito no mundo do e-commerce:

1) Escolha o seu segmento – Quanto mais específico for o seu produto, maiores são as chances de se consolidar no mercado. Faça uma pesquisa com empresas que trabalham no mesmo ramo e entenda como elas o fazem. Isso ajuda a detectar e corrigir falhas antes de colocar o serviço no ar.

2) Crie uma identidade visual – O nome da sua marca deve estar associado a uma imagem bem definida. Busque manter o mesmo padrão visual em todo tipo de material de divulgação como cartões, site e redes sociais, entre outros. Nessa hora, um layout clean e intuitivo faz toda a diferença.

3) Conheça os seus clientes – Saber para quem você está vendendo é tão essencial quanto definir o que você irá vender. É preciso saber exatamente com quem se está falando para desenvolver boas estratégias de marketing e garantir o sucesso do negócio.

4) Pense na logística – Com um custo maior, você pode escolher uma transportadora própria ou terceirizada, que possibilita que você trabalhe com prazos personalizados. Outra opção comum é o frete via correios.

5) Defina os meios de pagamento – Serviços de intermediação de pagamento conhecidos, como o Moip, PayPal ou PagSeguro podem ser ótimas alternativas aos meios de pagamento comum, além de faclitar as transações. Busque associar esses serviços a seu negócio.

6) Ofereça um bom serviço de atendimento ao cliente – Procure entender as necessidades e desejos de seu cliente para encontrar maneiras de ajuda-lo. Ao retornar as mensagens dele, dê respostas rápidas e positivas. Se o cliente se sentir satisfeito, passará a ser fiel a sua marca e ainda fará uma propaganda positiva a respeito da sua loja.

7) Marque presença nas redes sociais – Analise em quais mídias os seus consumidores estão mais presentes e elabore uma estratégia de marketing online a partir destes dados. Esteja sempre presente nas redes sociais e ofereça atenção integral aos clientes. E lembre-se: uma única crítica no Twitter ou Facebook é o suficiente para acabar com a imagem da sua empresa.

8 ) Invista em uma plataforma segura
Ao escolher sua plataforma de compras, procure verificar não só a questão de infraestrutura e carregamento de dados, mas principalmente a questão da segurança. Os documentos, sistema de pagamento e informações sobre os clientes precisam estar seguros. Opte por plataformas no modelo Software as a Service – SaaS  (por exemplo: www.ecshop.com.br),  mais indicadas do que as de código aberto (open source).

Mesmo depois de colocar em dia todas as exigências básicas de um e-Commerce, é necessário se prevenir de possíveis deslizes. O e-commerce brasileiro fechou 2013 com faturamento de R$ 31,11 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o que representa um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. A previsão para 2014 é ainda mais promissora: R$ 39 bilhões. No entanto, mesmo com um cenário tão positivo, uma apuração feita pelo Sebrae indica que cerca de 60% das lojas virtuais fecham antes mesmo de completar um ano. A explicação? Na maioria das vezes, medidas cruciais não foram devidamente respeitadas, fazendo com que o negócio afundasse. Os 8 erros mais comuns dos novos nesse caso são:

1) Falta de planejamento – A ansiedade fez com que você partisse para prática antes de pensar do que o seu e-commerce precisa. Como fazer para que a engrenagem do negócio funcione? Antes de começar, defina o seu nicho de mercado, construa um plano de negócio, coloque as contas no papel e procure boas parcerias.

2) Navegação ruim – Seu site está no ar, mas apresenta uma navegação ruim, pouco intuitiva, aliada à poluição visual, informações escondidas e dificuldade nas buscas? Evite. Na hora de criar o seu site, pense como consumidor, construindo um design intuitivo, de fácil navegação e, claro: limpo, organizado e eficiente.

3) Apenas informações necessárias – Disponibilizar descrições sucintas demais, muitas vezes, é um desserviço ao cliente. Tenha em mente que o consumidor gosta de saber detalhes importantes do produto, ver fotos de vários ângulos, saber sua textura… Tente criar uma “sensação do tato”, como se a pessoa estivesse, de fato, tocando e analisando o seu produto.

4) Atendimento que deixa a desejar – Deixar o seu consumidor à mercê, sem contato direto com alguém que possa solucionar suas questões é um erro fatal. Isso diminui a confiança e afasta o cliente. Mantenha os canais sempre abertos e procure oferecer atendimento personalizado.

5) Ignorar as ferramentas de marketing– Se as pessoas não souberem que a sua marca existe, as chances de conseguir vender são muito pequenas. Reserve parte do seu investimento inicial para as estratégias de marketing e técnicas de SEO, divulgando a abertura do seu negócio e criando mecanismos para ser encontrado em sites de buscas.

6) Conteúdo pobre – Ser apenas mais um na internet não faz com que o seu negócio ganhe destaque, portanto, se você quer fazer a diferença, invista em conteúdo e informação de qualidade. Isso aumenta a relevância da página e as taxas de conversão (relação entre as pessoas que buscam e as que efetuam a compra).

7) Poucas opções de pagamento – Quem compra na internet busca praticidade. Quanto mais opções de pagamento o site tiver, mais tipos diferentes de pessoas ele atrairá. Nem todos, entretanto, podem arcar com cartões de crédito, transferências bancárias instantâneas ou transações via internet. Ofereça soluções variadas e intermediários de pagamento, em vez de frustrar o cliente e acabar com mais um carrinho abandonado.

8 ) Omitir informações da marca – A ausência de informações de contato como endereço físico e telefone diminui a credibilidade da sua loja virtual, uma vez que as pessoas gostam de saber que estão negociando com uma empresa real. Coloque essas informações em um local de fácil visualização para que o internauta não tenha muito trabalho para encontra-las.

Com estas dicas fica fácil gerenciar seu e-commerce, lembrando que eles levam, em média 2 anos para passarem para sua fase de maturidade. Então nada de pressa e mãos à obra, o mercado virtual está aquecido e pode melhorar ainda mais ;).

Ansiedade para colocar o negócio em funcionamento pode condenar sua estrutura.