O Natal é, em disparado, a data mais importante para o comércio brasileiro. No ano passado, o faturamento para os e-commerces durante o período do bom velhinho foi de R$ 7,7 bilhões, número que ultrapassou de longe a segunda data com maior número de vendas em 2016, a Black Friday, que movimentou R$ 1,9 bilhão.
E tem mais: a receita gerada para o comércio na época natalina cresceu 4% no último ano em comparação a 2015, segundo informações do E-bit. Tal crescimento se manifestou em um expressivo número de pedidos online – foram 16,6 milhões de encomendas no período.
Os dados indicam que não dá para perder a oportunidade de aumentar o faturamento de seu negócio no fim do ano, quando grande parte dos consumidores compra presentes de Natal, certo? Para ajudá-lo, indicamos a seguir algumas ações que você pode começar a colocar em prática para preparar sua loja virtual para este período.
Defina uma estratégia de marketing digital
Comece, desde já, a planejar que canais digitais você usurá para promover suas campanhas. Lembre-se que a interação com o público é diferente em cada canal e defina quais são os mais eficientes aos seus propósitos.
Resolvida esta etapa, chega o momento de pensar nos conteúdos e peças de arte que guiarão as ações promocionais a serem lançadas. É importante ter em mente neste momento que o Natal é uma data de reencontros, união familiar e solidariedade, que realmente desperta o lado emocional das pessoas.
Portanto, ao longo do planejamento de suas campanhas, leve em consideração que as ações para o período natalino devem ser capazes de tocar as pessoas e reforçar ainda mais a atmosfera de alegria e união presente nesta época do ano.
Ofereça dicas de presentes
Quando a gente pensa em Natal, a velha brincadeira de amigo secreto sempre vem à memória, não é mesmo? É um consenso que este é o período certo para se presentear a quem se gosta.
Contudo, escolher presentes pode não ser uma tarefa fácil, mesmo que a intenção seja oferecê-los a conhecidos e entes queridos. Por isso, é interessante que você ofereça dicas de presentes a seus clientes, seja nas mídias sociais de seu negócio ou em um blog da empresa. As sugestões podem aparecer no próprio site de sua loja virtual também, em que é possível criar categorias de presentes indicados para familiares, amigos, colegas de trabalho etc.
Planeje descontos especiais
Se tem algo que todo mundo gosta é ter a possibilidade de comprar bons presentes a preços atrativos. Sendo assim, a dica é começar a planejar promoções de Natal já a partir deste momento, pois dá para avaliar quais produtos têm uma saída menor e poderiam ser oferecidos com descontos ou até mesmo fazer acordos com fornecedores a fim de conseguir melhores preços.
Lembre-se que planejamento é essencial para campanhas bem-sucedidas e comece já a pensar em suas ações para o Natal.
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