Chip que suporta até 100Mbps de download

Chip que suporta até 100Mbps de download

A tecnologia móvel de quarta geração, também conhecida por Long  Term Evolution (LTE), promete revolucionar as telecomunicações  móveis da mesma forma que a fibra óptica mudou para sempre as  telecomunicações fixas.

O ‘Long Term Evolution’ (em português, Evolução a Longo Prazo) é  uma tecnologia móvel, também conhecida como 4G, de elevada  performance. Ou seja, permite velocidades mais rápidas e uma maior  capacidade da rede móvel. É um projeto que teve início em 2004 para  conceber um sistema de comunicações móveis de elevada performance, sendo o passo tecnológico para a quarta geração (4G) de tecnologias  móveis com duas vertentes complementares a rede rádio (LTE) e rede  ‘core’ (Evolved Packet Core).

As maiores diferenças do LTE com os sistemas atuais, como o 3G,  são o fornecimento de débitos mais elevados , isto é com velocidades mais  rápidas . O  LTE será a tecnologia do futuro para as redes móveis, onde a maior velocidade, rapidez e eficiência  vão permitir responder  ao crescimento de tráfego de dados previsto.

O fato de suportar  diversas larguras de banda tem especial importância já que  a banda larga móvel tem tido um crescimento exponêncial.

O LTE permitirá abrir novas possibilidades em serviços e  funcionalidades que requerem elevada capacidade e débitos de  transmissão, como a difusão avançada de televisão via internet,  jogos ‘online’ e web-conferências, num ambiente de baixa ou elevada  mobilidade.

4G-Long-Term-Evolution-dongle-03

Os especialistas acreditam que esta tecnologia deverá ser comercializada já em 2011. A primeira rede de telefonia a usar foi a escandinava Telia Sonera, em 14 de Dezembro de 2009 nas cidades de Estocolmo e Oslo. A  Samsung já
criou um celular que opera as duas redes em simultâneo. A LG foi uma das primeiras a desenvolver e testar o modem 4G.

No Brasil a demora será um pouco maior, a proposta é que a partir de 2013, um ano antes da Copa do Mundo, o país já ofereça a tecnologia de acesso móvel 4G. E as operadoras de celular oferecerão do total de 190 MHz disponível na faixa de 2,5 GHz, 140 MHz, já que o número de usuários de celular ultrapassa os 180 milhões, quantidade que tende a crescer.