gadgetsUma pesquisa da empresa Retrevo, que contou com 7.500 participantes, constatou que existem grandes diferenças no perfil dos usuários de Smartphones, e essas não estão só no comportamento. Como exemplo destacamos a idade dos usuários, os que preferem o telefone da Apple tem em média 38,7 anos de idade, comparativamente aos 39,3 dos utilizadores da plataforma da Google e aos 41,1 do  sistema da RIM.

O relatório, conhecido com Gadgets Census, também indica que os utilizadores de terminais com Android são mais tech-savvy que os demais, isto quer dizer, entendem muito de tecnologia e buscam sempre conhecer mais, além de muitos terem netbooks e estarem propensos a usar o smartphone como GPS, mas menos dispostos a usá-los como leitor de ebooks. Em casa, são aqueles que menos têm telefone fixo.

Os proprietários do BlackBerry não ligam muito para questões da moda, ouvem mais rádio e estão menos propensos a fazer compras com os seus celulares, em compensação são os que mais leem  emails e notícias online.

De acordo com o site, 49,4 por cento dos donos de um iPhone têm pelo menos um Mac, e nos lares onde o MacOS é o sistema operativo por excelência a possibilidade de adquirir iPhones é 3 vezes superior aos demais usuários (para iPads é 6 vezes maior).

O report ainda diz que usuários de Mac raramente retornam ao mundo do PC e os maníacos por iPhone tendem também a fazer mais compras e ver mais televisão online que os demais.

O trabalho, que durou de março a julho de 2010, conclui que apesar de todos necessitarem da internet móvel, para cada gadget existe um perfil diferente de usuário, com necessidades e comportamentos únicos.