Nova febre mundial, os aplicativos de compartilhamento de fotos, multiplicam em número de usuários e mostram-se uma nova mídia para as marcas com interesse neste público, isto é, os usuários de Smartphones. O  Instagram, disponível apenas para usuários da Apple, tem como concorrente o PicPlz, aplicativo para iPhone e para Android.

O Instagram  é o mais popular entre as empresas, primeiramente pela sua  taxa de crescimento em termos de utilizadores. Ele recebeu 100.000 inscrições em sua primeira semana e durante as 10 semanas seguintes, 1.000 mil usuários se inscreveram para o serviço. Atualmente, a plataforma tem cerca de 2 milhões registrados, embora não necessariamente ativos, que carregam em torno de 290 mil fotos por dia.

É fácil entender porque o  Instagram é tão popular. Seu estilo de interface é intuitivo: Os usuários só precisam tirar uma foto, aplicar um filtro opcional e clicar para compartilhar simultaneamente em várias redes sociais, incluindo uma rede do Instagram. Outros usuários podem “curtir” e comentar sobre as fotos e aumentar a popularidade de quem posta e o sistema de busca por palavras-chaves facilitar encontrar quem deve ser seguido.

Para as marcas, oferece uma maneira rápida e fácil de criar e compartilhar conteúdo visual graças à pesquisa dentro Instagram e a facilidade de navegar pelas funções, atrai novos clientes.

instantgram1O Instagram transmitiu seu interesse em acolher marcas no serviço quando ele introduziu um novo recurso de hashtags no final de janeiro. O Brisk Iced Tea, uma marca da Pepsico convidou os fãs a taguear suas fotos com # briskpic para concorrer a uma chance de ser estampado em uma lata, que será apresentada durante a conferência SXSW (http://sxsw.com/ ) no final deste mês. Mais de 1.500 fotos com a hashtag foram enviadas para Instagram até o dia 2/03.

Outras marcas estão usando o serviço de maneira menos formal para se envolver com os fãs de maneira diária, a dica é não ter medo de compartilhar as fotos e ver o que seus seguidores têm a dizer sobre elas, funcionando como um feedback instantâneo. Abaixo note como as interfaces são parecidas:

página de usuário

página de usuário do Instagram

página de usuário do picplz, versão mais popular para Android

página de usuário do picplz, versão mais popular para Android

Toda marca que for se aventurar pelos aplicativos de Smartphones não pode esquecer a missão primordial deles, compartilhar a paixão pela fotografia.