As compras pela internet já deixaram há muito tempo de ser algo considerado complicado ou duvidoso pelo brasileiro. Adquirir produtos online é fácil e rápido atualmente, o que faz do e-commerce um setor em ascensão.

Prova disso é uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicou a intenção de 32% dos consumidores brasileiros de realizarem as compras de natal pela internet, via e-commerce. Os sites preferidos para este tipo de compra são os de marcas varejistas mais conhecidas (40,7%); lojas online que vendem roupas, calçados e acessórios (34,7%); e sites de compra e venda (28,1%).

A pesquisa ainda apontou que o gasto médio com presentes de natal neste ano deve diminuir 5,3% em relação a 2015. No entanto, mesmo com a queda percentual, as vendas nesta época do ano devem movimentar R$ 50 bilhões. Especialistas acreditam que quase 108 milhões de pessoas irão se aventurar nas compras em dezembro.

Por conta do volume de compradores virtuais esperados para o fim de ano, é importante que os empresários do e-commerce busquem maneiras de atender esta demanda com eficácia, otimizando a navegação em sua loja virtual e garantindo pontualidade nas entregas.

Valor dos presentes

Para contornar as dificuldades da atual cena econômica no país, que apresenta índice elevado de desemprego e alta na inflação, 85% dos entrevistados no levantamento afirmaram que farão pesquisas de preços para buscar valores e condições de pagamento mais vantajosos.

Por sua vez, 65% dos consumidores consultados têm a intenção de gastar menos ou a mesma quantia desembolsada em 2015 para os presentes. Desta forma, o valor médio gasto neste natal será de R$ 110, e os mais presenteados serão filhos (57%), cônjuges (45,9%) e mães (45,2%).

A estimativa é que cada consumidor compre, em média, até quatro presentes. No topo das opções estão as roupas, que são seguidas de brinquedos e calçados. Perfumes e cosméticos estão também nas intenções de compras.