Sempre que logamos no Twitter para sair em busca de assuntos interessantes e achamos um post legal para dar o famoso RT, é aquela história… dar um CTRL C – CTRL V no post escolhido, e digitar RT na frente. Tudo manualmente.

Por isso mesmo, o Twitter resolveu criar uma ferramenta que faça isso de forma nativa apertando apenas um botão. Muito mais prático, não é?!

Funcionará assim: o botão de Retweet ficará próximo ao de Reply, assim ao apertá-lo, aparece uma mensagem de confirmação e pronto! O post foi “retweetado”.

A ferramenta mostrará ainda por qual usuário seu post foi “retweetado”. Assim dá para ter muito mais controle para saber onde suas mensagens vão.

Exemplo do novo retweet

Mas algumas dúvidas ainda estão no ar. Quando vai acontecer? Como o Twitter vai integrar essa ferramenta? Até quantos usuários cabem em uma lista de retweet de um post?

Essa será uma grande mudança para todos que aprenderam a dar um RT em posts, já que em breve isso se tornará passado com a chegada da nova ferramenta.

Antes de começar a funcionar, essa ferramenta terá que ser testada em outros aplicativos como TweetDeck, Seesmic, Tweetie, entre outros, para ter certeza que não irá dar erro. O Twitter já deixou disponível a documentação API (application programming interface) para os programadores desses aplicativos.

No portal Marshable – The Social Media Guide você pode conferir mais detalhes sobre o que foi falado neste post.