Movimento Internet Segura

Movimento Internet Segura

O Movimento Internet Segura (MIS), com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Camara-e.net anunciaram a criação de um selo voltado a validar a segurança dos sites de comércio online, e se propõe à partir de 2010 a auditar a segurança dos sites de venda virtual.

Nessa última quinta feira (26/11), participamos da Coletiva Virtual da entidade, que através do seu coordenador Sr. Djalma Andrade e do consultor Sr. Gastão Mattos, esclareceram as tendências e perspectivas do Comércio eletrônico para o fim do ano e 2010.

Confiram aqui os principais destaques da coletiva:

  • Atualmente as lojas virtuais nacionais comercializam mais de 500 mil itens diferentes.
  • Os campeões em volume de vendas continuam a ser os livros e cds, contudo no faturamento, os eletrônicos e artigos de informática são os itens de maior resultado.
  • Quanto a segurança os especialistas comentaram que a recomendacao inicial é verificar o histórico da loja e na dúvida preferir lojas conhecidas.  Se não for o caso, os clientes devem validar o cnpj da loja e preferir pagar com cartões de crédito, pois de certa forma, eles validam a integridade da operação e permitem a conferência e até mesmo o cancelamento da compra através das operadoras de cartão.
  • A estimativa de vendas de bens de consumo na WEB para o ano de 2009 é superior a R$ 10 Bilhões, excluindo do cálculo os sites de leilão e de Turismo que devem ter um incremento adicional no faturamento nessa época do ano.
  • O ticket médio das vendas no Brasil se mantém inalterado nos últimos anos e sua média é de R$ 300,00.
  • O volume de vendas nas 3 semanas que antecedem ao Natal, equivale a 2 meses de vendas normais, com grande impacto sobre as entregas. Uma boa sugestão é antecipar as compras para evitar os picos dos últimos dias antes das festas de fim de ano.