Prof.Niv Ahituv

Prof.Niv Ahituv

Em plena Quarta Feira de cinzas, acompanhamos de perto apresentação do Prof. Niv Ahituv, estudioso da Universidade de Tel Aviv e Diretor Acadêmico do instituto NIIS (The Netvision Institute for Internet Studies), que promove e encoraja estudos e pesquisas relacionadas a todos os campos da Web.

O palestrante foi apresentado pelo Professor Gilson Schwartz, Diretor Acadêmico da Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo que desenha e implementa iniciativas de Emancipação Digital conectando USP e centros de pesquisa, empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Além de apresentar o Instituto, o Prof. Ahituv trouxe dados interessantes de alguns projetos de pesquisa realizados e em andamento, com destaque para o projeto ELOST, focado na implantação do Governo Eletrônico em populações de baixa renda, que identificou como principais barreiras itens como necessidade de Mudança de Atitude (tanto das pessoas em relação ao Governo quanto do Governo em relação à população), falta de conhecimento nas ferramentas tecnológicas e a necessidade do desenvolvimento de novas formas de acesso.

O projeto ainda mostrou que soluções como a TV Interativa tem grande potencial em ampliar e facilitar esse acesso ao Governo Eletrônico.

Outro estudo relevante apresentado foi o Practis (Privacy appraising challenges to technologies and ethics), que  envolve 7 países e mostrou a urgência de inserir o aspecto da privacidade e da ética na etapa de desenvolvimento de novos produtos e serviços, como forma de evitar que as inovações tecnológicas coloquem em risco os direitos e privacidade dos cidadãos.

Como tóptico final foi apresentado estudo recente sobre as tendências em consumo de vídeos online, onde a TV e os vídeos assistidos através de computadores, acabaram não sendo considerados como concorrentes diretos.

A pesquisa identificou uma nova situação onde o PC se caracteriza como um complemento da TV, de forma que cada uma das mídias deve desenvolver suas competências específicas e motivar os consumidores de forma a valorizar os aspectos positivos característicos de cada canal.

O evento terminou com interessante interação entre os presentes, apontando as deficiências de banda larga no Brasil e mostrando experiências nacionais de inserção da tecnologia da informação na democratização da sociedade,  contextualizando fenômenos como as Lan Houses nas periferias brasileiras e ações realizadas pela própria USP e entidades não governamentais presentes ao evento.