Até que demorou mas os spammers chegaram também ao Facebook ! Para enganar os usuários desavisados, eles começaram a usar eventos e aplicativos chamativos para promover seus links com boa taxa de sucesso nesses esforços.

De acordo com  a Sophos , empresa americana de anti-vírus, um spammer criou um evento onde mais de 10 milhões de usuários do Facebook tinham recebido convite e mais de 165.000 pessoas aceitaram.

fb-event-awaiting

Mas por que os spammers se voltaram para eventos do Facebook?

Especialistas em segurança na internet dizem que em vez de postarem seus links nas paredes dos usuários, onde eles poderiam facilmente se perder no News Feed, preferiram os eventos pois alcançariam mais pessoas e manteriam os links com maior destaque.

Estes eventos fictícios possuim títulos de isca, daqueles que a curiosidade da maioria das pessoas não consegue resistir: “Como descobrir quem está vendo o seu perfil” ou “Quem te bloqueou da lista de amigos ?”.

O esquema leva os usuários a visitar sites referenciados na seção “Mais informação”, com o link que gerando receitas para os spammers, em comissões.

face_quem_te_bloqueou

O Facebook não permite que você acompanhe visualizações do perfil, quer através da sua própria interface de usuário e conjunto de recursos ou através de aplicativos de terceiros no Facebook. Em sua própria documentação de ajuda diz que “bloquear alguém é completamente confidencial”, e que ninguém nunca vai ser notificado de que foram bloqueados. Ele também não permite que aplicativos de terceiros controlem esta informação.

No entanto, apesar do problema contínuo de spam do evento, o Facebook ainda não atualizou sua documentação de ajuda para se referir a eventos. As páginas mencionam apenas aplicativos. Por isso, mesmo que o convite tenha sido enviado por um amigo de sua lista, certifique-se que é verdadeiro antes de clicar em links, pois os Spammers usam encurtadores de URL, como o bit.ly, que compacta longos links em menores e escondem nomes de domínio e URLs duvidosos das vítimas de fraude em potencial.

A consequencia para quem for pego, é que além do incomodo em seu perfil, existe a possibilidade de contaminar sua máquina com vírus, alguns links maliciosos podem conseguir a sua senha, por isso tenha atenção antes de clicar e avise seus amigos se “cair em alguma dessas pegadinhas”.

Vale ressaltar, que essas “pegadinhas” são as mesmas utilizadas por email, ou no Orkut e MSN, bastando ao usuário ter bom senso, se informar e sempre ter um antivírus atualizado no seu computador.