O título do post pode parecer estranho, pois algum tempo atrás dizia-se que a internet acabaria com a maneira com a qual as pessoas se relacionam com as mídias oficiais, até que surge o iPad e revistas e jornais percebem a possibilidade de um novo alcance e uma nova oportunidade, produzir seu material impresso em versão para tablets.

Na última  quinta-feira, 5 de maio, o The Telegraph Media Group anunciou sua versão para iPad, que custa quase 10 vezes menos por edição, que a versão impressa. Neste momento inicial existe uma divisão entre aqueles que estão cobrando por downloads de aplicativos e aqueles que optam por mantê-los gratuitos. O fato é que as editoras precisam ganhar dinheiro para ter sucesso, e por isso precisam explorar novos modelos de monetização.

O movimento feito pelo The Telegraph é positivo e nas próximas semanas, pode ser interessante para determinar o quanto os editores podem fazer dinheiro à partir de apps de jornais e revistas.

ipad_reading_magazine

Sempre conectados

A Apple e seu iPad são os líderes nesta tendência, recebendo cada vez mais aplicativos de notícias, um exemplo disso foi o aplicativo do jornal Wall Street, que em seus primeiros 4 meses de circulação gerou um total de US$ 2,4 milhões. O Financial Times não cobra por seus apps de iPad, no entanto, a receita superou £ 1.000.000 nos primeiros seis meses de 2011 através do aumento da publicidade.

Por que o iPad proporciona o aumento nos downloads de jornais e revistas e os smartphones não?

Se a ideia é a portabilidade, por que os celulares com acesso à internet ainda não foram capazes de disseminar os aplicativos de editoras?

Essas perguntas tem a mesma resposta: tamanho, por mais que os celulares sejam super práticos, sua tela ainda é muito pequena, os Tablets propiciam uma experiência de leitura mais completa, que lembra mais uma revista ou jornal.

Além de ser uma maneira mais econômica, a versão online é mais barata e não desperdiça papel, possibilita o rápido compartilhamento de informações, e se a pessoa ler algo interessante pode rapidamente colocar em seu Twitter ou Facebook.

Com os novos tablets e sua popularização, é esperada a modernização da indústria editorial e novas oportunidades de negócios na geração de conteúdo e informação de qualidade.