A convite dos professores da Web 2.0, projeto da Casa do Zezinho que busca através das mídias sociais levar a inclusão digital para comunidades carentes, fui conversar com as duas turmas, matutina e vespertina, sobre a minha experiência com internet e principalmente com Blog e Twitter.

casaz1

Sala de Web 2.0

O tema escolhido da exposição foi: “Mídias Sociais vão me ajudar no quê?” pois quis deixar a apresentação mais prática e focada em mercado de trabalho. Os jovens da Casa já estão familiarizados com a internet, navegam com facilidade pelos sites de relacionamento, jogos e músicas, tentei mostrar como poderiam conhecer outras pessoas e trabalhar se utilizando destas ferramentas.

Além de ajudar na inserção no mercado de trabalho, quis mostrar como as mídias sociais poderiam contribuir para a educação, pois podem funcionar como uma janela para o mundo, mostrar outras maneiras de se comunicar, outras pessoas e realidades, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidadania, além de dar oportunidade de trabalho para quem se dedicar.

Como um bom exemplo do que a internet pode proporcionar, temos as duas “Zezinhas” freqüentadoras da turma de Web 2.0 que conquistaram seus empregos na loja virtual da Anabella Calçados, lá elas são responsáveis pelas Mídias Sociais da marca e por responder os clientes via email e telefone, além de trabalhar nas vendas online.

Usei o caso delas durante a minha conversa com os alunos da Web e também contei que o meu emprego na eComm, descobri pelo Twitter em uma conta especializada em divulgação de vagas na área de comunicação, mandei um email me apresentando, mostrei em quais redes eu estava e consegui a vaga!

Um dos murais

Um dos murais feitos pelas crianças

Depois das apresentações dei uma volta pela ONG e me surpreendi, o ambiente é uma delícia, em todos os lugares muitas cores, desenhos das crianças e alegria, tem tanta coisa para prestar atenção, como murais de sonhos, cartazes de fundo do mar, garrafas pet reutilizadas como canteiros. Em cada porta os Direitos das Crianças escritos em lindos mosaicos feitos pelos próprios zezinhos, um local de constante estímulo que desenvolve as habilidades e dá possibilidade a essas crianças e jovens.