O constante crescimento da venda de telefones celulares, tablets com acesso a internet fez com que a ferramenta do e-mail marketing permanecesse como uma das melhores e mais baratas formas de divulgação de digital de produtos e serviços.  Porem, coincidentemente neste momento, estamos enfrentando uma enxurrada de e-mails diários que estão acabando por criar um novo “alvo” para o e-mail marketing correto e direcionado. Um artigo hoje muito luxuoso, que se chama “a atenção do seu consumidor” é disputado a todo custo. Daqui para a frente os critérios para envio de campanhas deverá ser revisto e os anunciantes deverão estar dispostos a inovar em suas ações. Para que o ano de 2012 comece bem para você, usuário do e-mail marketing, tome estes como seus desafios básicos:

Uma base de dados bem trabalhada

Hoje, termos como “base de dados higienizada”, “política de opt-in” e “concordância com as boas práticas de e-mail marketing”, se tornaram “jargões” conhecidíssimos no mercado. Todas as empresas detentoras de plataformas de e-mail marketing colocam estes itens em seu discurso e até em contratos. Mesmo assim, o Brasil figura fechando o trio de ferro em termos de prática de SPAM junto com a China e Rússia. O que acontece quando se usa uma base de dados sem consistência? Você certamente vai deixar seu cliente irritado. E cliente irritado é sinal de baixa conversão. É claro que o código de Autorregulamentação e boas práticas de email marketing, fez com que os profissionais sérios de marketing repensassem suas estratégias.

O verdadeiro interesse: A CONVERSÃO

Mas, além de respeitar toda a parte “burocrática” da prática de email marketing, ainda existe o desafio de encantar o consumidor. Ele pode ter se cadastrado, mas, se a sua peça não for atraente visualmente, ou não possuir um atrativo interessante, como descontos, promoções e ou brindes, você vai ficar devendo no quesito conversão. Por isso, manter uma lista também segmentada pelo comportamento do seu consumidor é muito importante.

Vá até onde seu cliente está

Hoje o espaço na Web se tornou um dos mais concorridos. Com todas as tarefas, compromissos diários, você não pode adotar a postura passiva, aguardando que seu cliente chegue até você. Este conceito que era largamente utilizado no passado, sem a menor sombra de dúvida, precisa ser revisto. Para isso, pesquise, descubra onde seu cliente está. Pode ser nas mídias sociais (veja nosso artigo Onde está o cliente … Já procurou nas redes sociais?), onde você pode utilizar a plataforma eCMailing para disseminar suas campanhas também via Twitter e Facebook, faça também a integração com seus sistemas de gestão seja de e-commerce ou CRM/RP. Faça sua empresa presente na vida do seu cliente. Afinal, quem não é visto, acaba por não ser lembrado.