Screenshot_20180418-144051Em 2017, o Instagram lançou nos Estados Unidos uma ferramenta que permite às empresas a realização de vendas diretamente pelo próprio aplicativo, a partir da inserção de links de produtos ou serviços em postagens na rede social.

A novidade está agora disponível também em outros oito países, incluindo o Brasil. Assim como podemos adicionar ‘tags’ com perfis de amigos em uma foto, as empresas passam a ter a possibilidade de inserir balõezinhos sobre uma imagem, que direcionam o usuário até a página de determinado produto.

Ao postar a foto de uma peça de roupa, por exemplo, um e-commerce de moda poderia colocar um balãozinho sobre ela, levando o consumidor para o endereço de compra deste artigo. Para os compradores, a função é vantajosa na medida em que evita a necessidade de questionar o preço de um item ou como fazer para adquiri-lo, tornando mais ágil o acesso a todas as informações.

Um ponto importante para quem se animou a utilizar o recurso é tratar de tornar o site de sua empresa inteiramente amigável para o acesso via dispositivos móveis, já que, ainda que os posts que você realizar gerem grande engajamento, eles serão ineficientes se encaminharem os usuários para um site com links quebrados, e não amigáveis à navegação mobile, ou que apresente produtos que não correspondam às fotos publicadas no Instagram.

Segundo a própria mídia social, já há 200 milhões de contas visitando diariamente um ou mais perfis de empresas.

Praticidade nas vendas

O primeiro passo para utilizar o novo recurso do Instagram é transformar o seu perfil em uma conta comercial. A marcação produtos é simples: ao escolher a foto que você deseja destacar, dá para marcar até cinco itens por imagem ou até 20 produtos por carrossel. Depois, é só adicionar legendas ou filtros.

É possível ainda salvar rascunhos ou conferir prévias das publicações. O Instagram criou uma página para orientar sobre o uso da nova ferramenta. Clique aqui e acesse.

A ferramenta ainda pode facilitar o seu trabalho com social media, já que diminui a necessidade de responder a comentários ou mensagens privadas com dúvidas sobre preços e tamanhos. Desta forma, é possível focar em questões mais abrangentes, como estratégias diversas de vendas em suas redes sociais.