O comércio eletrônico nacional vem registrando aumento nos índices de tentativas de fraudes com o cartão de crédito. É isso que mostra pesquisa da empresa parceira da eComm Web Services, a FControl, empresa do Buscapé Company que atua no controle de risco e soluções anti-faude para o e-commerce.

Enquanto a tentativa de fraude aumenta, o sucesso dos fraudadores cai. As lojas virtuais estão cada vez mais preparadas utilizando ferramentas e equipes eficazes pare enfrentar este problema.

A pesquisa aponta que, em um comparativo entre os meses de janeiro e maio, o número de tentativas de fraudes no e-commerce pulou de 2,38% em 2010 para 3,88% em 2012. Neste mesmo período a perda efetiva diminuiu de 0,54% em 2010 para 0,24% em 2012.

Os dados no Brasil seguem os níveis mundiais que mostram constante queda no volume de fraude online.  Em 2009, a perda com fraudes foi de 1,40% do faturamento total do setor, 1,20% em 2010 e 0,90% em 2011.

Varejo virtual atento ao chargeback

Estes índices comprovam que cada vez mais o varejo virtual brasileiro vem utilizando sistemas que identificam e barram os golpes com cartão de crédito. A utilização de redes neurais e inteligência artificial para detecção de fraudes são dois exemplos que vem ajudando lojas virtuais a garantira aprovação dos pedidos. Hoje, o cancelamento de vendas feitas com cartão de débito ou crédito, também conhecido como chargeback, é um dos principais responsáveis pelo fechamento de empresas de e-commerce.

Para marcos Cabagnoli, vice-presidente do Buscapé Company, todos ganham com a diminuição de fraudes no comércio online. Pare ele, com o prejuízo menor, o custo indireto cai e pode se transformar em preços finais mais atrativos.

Vendas no e-commerce podem chegar a R$ 23,4 bilhões

Outra empresa do Buscapé, a e-bit, com atuação na área de informação do comércio eletrônico, em 2010 as vendas de bens de consumo no e-commerce chegaram a R$ 14 bilhões. Em 2012 esta cifra chegou a R$ 18,7 bilhões e a expectativa é de que este ano chegue a R$ 23,4 bilhões.