A FControl, empresa do Buscapé Company que atua no controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico, divulgou hoje (13) dados sobre fraudes no e-commerce brasileiro em 2012. Ao longo do ano passado, a FControl identificou e bloqueou mais de R$ 150 milhões em transações fraudulentas no comércio eletrônico nacional. Cabe lembrar que no último dia 5 de fevereiro foi comemorado o Dia da Internet Segura, iniciativa anual que mobiliza mais de 85 países, incluindo o Brasil, para promover o uso seguro e responsável da internet.

Os índices mostram as categorias com mais tentativas de fraudes, regiões e estados brasileiros com maior incidência de tentativas de fraudes no comércio eletrônico e perfil dos cybers criminosos, em comparação com o ano de 2011:

Principais Categorias:

Fraudes no comércio eletrônico por categoria

Ranking de fraudes por região:

 

As regiões não tiveram alterações quanto ao ranking de fraude, contudo, é notório o crescimento da percentual de tentativas de fraudes no último ano em todas as regiões.

Ranking de fraudes por sexo:

Os dados utilizados de pessoas do sexo masculino são bem maiores que os dados de pessoas do sexo feminino, contudo, é importante ressaltar que os dados são utilizados de forma aleatória, uma vez que na grande maioria das vezes os dados utilizados são de pessoas idôneas que nem têm conhecimento do ocorrido.

Ranking de fraudes por Estado:

Os Estados das regiões Norte e Nordeste apresentam o maior volume de tentativas de fraudes, sendo que o Estado do Pará foi o que teve o maior aumento comparando os últimos dois anos. Outra constatação do estudo da FControl é que os provedores mais utilizados para a criação de e-mails falsos continuam sendo os gratuitos pela facilidade encontrada pelos fraudadores. Além disso, os fraudadores virtuais dão preferência a bandeiras de cartões de crédito que emitem grandes limites para seus clientes.

“Confiança e segurança são fatores muito importantes para a decisão do comprador online. Construir uma relação de confiança junto aos clientes é vital para um pequeno ou novo site de e-commerce. O mundo do comércio virtual ainda é uma experiência nova para muitos consumidores e estes precisam sentir-se seguros no momento critico da compra: a hora de inserir os dados do cartão de crédito”, afirma Marcelo Theodoro, diretor de soluções de pagamento e anti-fraude do Buscapé Company.