Cada vez mais aparecem novos casos de pessoas que tiveram suas contas violadas por hackers e, não é novidade, todo o cuidado é pouco. Com o grande crescimento da internet, pessoas e empresas buscam novos caminhos para facilitar o dia a dia, o entrosamento e comunicação. Assim como a produtividade nos negócios. Portanto, foram criadas uma série de novas ferramentas para auxiliar e melhorar a vida de qualquer um que utiliza a internet para tudo e qualquer serviço.

No entanto, com o enorme público e diversidade de programas, certos cuidados são indispensáveis para garantir a segurança dos seus dados. Antes de colocar todos eles em algum site ou aplicativo, certifique-se de como os mesmos lidam com a privacidade e segurança que você merece, garantindo seu conforto.

Você pode começar pelo básico, no caso, pensar em senhas complexas e se lembrar de nunca colocar a mesma senha para todas as suas redes, assim como mudá-las periodicamente. Insira números, símbolos e pontos. Isso ajudará muito!

Atualize seu antivírus. Assim como é importante instalar um antivírus na sua máquina, é de extrema importância atualizá-lo, para que ele continue fazendo seu trabalho de proteger todos os seus documentos. Praticamente todos os antivírus atuais têm atualizações automáticas definidas por padrão, mas é sempre bom verificar.

Atente-se com downloads e bloqueie pop-ups! Existem muitos sites que fornecem o download de diversos arquivos, desde músicas, filmes e até mesmo documentos mais sérios. Tenha cuidado ao baixar qualquer coisa e certifique-se de que o site é seguro o suficiente para não encher seu computador de vírus, possibilitando a entrada de hackers nos seus dados. Também configure o seu navegador para bloquear páginas automaticamente, seu computador fará uma análise de qualquer janela pop-up que surgir e abrirá somente as que você quiser ver. Assim como, te avisará sobre qualquer página arriscada que você acessar.

E falando nisso, não acesse páginas de conteúdo duvidoso. Se sua temática é muito apelativa, explora conteúdo erótico, hacker ou de jogos de aposta, abre automaticamente várias páginas, oferecendo prêmios e produtos gratuitos, é sinal de que não é um bom site para se navegar e pode trazer problemas.

Tome cuidado ao fazer compras pela internet e acessar sites de bancos. Muitas pessoas passaram a realizar compras pela internet, principalmente pela comodidade, rapidez e conforto. Porém, é necessário todo o cuidado ao realizar uma compra, pois se o site não for confiável, além de não entregarem seu produto, poderão acessar todos os seus dados bancários, clonar seu cartão e colocá-lo em dívidas extremas.

Certifique-se de que o site possui integradores. Com eles, o site possui o mecanismo de receber o “dinheiro virtual”, além de garantir segurança, possuindo sua própria análise de risco.

E também mantenha sua privacidade e não espalhe informações pessoais em redes sociais. Se todo o cuidado for tomado, você estará seguro e seus dados também.

Boa navegação!