Você já sabe que estar presente nas mídias sociais é imprescindível para que seu negócio atinja um público maior e se consolide no ambiente online.

É improvável que uma empresa em ascensão, que venda tanto em lojas físicas quanto pela internet, ignore a importância destes canais digitais em sua estratégia de marketing, certo?

Posto isso, existe a possibilidade de que você esteja investindo esforços em ações para destacar a presença e capacidade de engajamento de sua empresa nas mídias sociais, mas, por alguma razão, os resultados não estejam se mostrando tão satisfatórios quanto desejado.

Sendo assim, para ajudá-lo a turbinar suas estratégias online, apresentamos a seguir algumas dicas que podem ser colocadas em prática a partir de hoje. Confira!

1. Invista em identidade visual

As empresas têm usado cada vez mais as mídias sociais como um meio de se comunicar com seu público. Contudo, para que seja eficiente, tal comunicação precisa ser orientada, ao mesmo tempo, por pessoalidade e profissionalismo. E a identidade visual é fundamental para determinar estes aspectos.

Afinal, você certamente quer que as pessoas se lembrem imediatamente de sua marca ao pensarem em seu logotipo e, claro, que associem sua empresa a uma boa prestação de serviços e atendimento além do esperado.

A tarefa de criar uma identidade visual está longe de ser fácil e, para levá-la adiante, você precisa definir muito bem o posicionamento de sua empresa no mercado, além de buscar a ajuda de profissionais qualificados para te ajudarem neste trabalho, que integra design, conceituação e redação. Apesar do grande empenho envolvido, este investimento acarretará apenas em benefícios para seu negócio.

2. Aposte em conteúdos que viralizem

Para criar conteúdos que realmente despertem o interesse de seu público-alvo, pode ser uma boa ideia interagir com os consumidores para descobrir o que eles buscam.

Uma maneira de fazer isso é a partir de enquetes realizadas nas próprias mídias sociais ou a partir de ferramentas como o Google Forms. Neste último caso, você é capaz de coletar informações ainda mais detalhadas.

Também podem ser úteis para insights de conteúdos serviços como o Quora, por meio do qual é possível se inteirar sobre as principais dúvidas ou questões dos usuários em relação a determinados assuntos ou segmentos de mercado.

3. Conte com profissionais especializados

Gerar engajamento nas mídias sociais é um trabalho que demanda tempo e dedicação, tanto para a execução da tarefa em si quanto para você se inteirar sobre o funcionamento destas plataformas e as estratégias de marketing digital mais adequadas para cada uma delas.

Deste modo, dependendo de sua disponibilidade de tempo, pode ser mais prático contratar os serviços de um profissional especializado para criar e divulgar conteúdos para suas mídias sociais. Agências, como a eComm, e freenlancers oferecem este tipo de serviço.

4. Trabalhe com planejamentos

As publicações em suas mídias sociais devem ser assíduas. Não dá para fazer um post a cada dois meses e esperar um grande retorno de suas ações. É necessário realizar um cronograma consistente de publicações, estipulando com antecedência a frequência de suas postagens e, claro, os conteúdos dos posts.

5. Aproveite conteúdos antigos

Sabe aquelas publicações super interessantes e com ótimos resultados que você criou e divulgou lá no passado? Elas podem ser reaproveitadas.

Não tenha receio de selecionar posts antigos, atualizá-los rapidamente e publicá-los novamente nas mídias sociais. A estratégia é válida porque os seguidores mais recentes de seus perfis podem não ter tido acesso a tais conteúdos. Desta forma, é possível cativar novos usuários com posts de bom desempenho comprovado.

6. Fique de olho em temas que gerem engajamento

Seguindo a linha da dica anterior, a recomendação aqui é rever seus posts antigos, selecionar os que apresentaram resultados mais satisfatórios e verificar quais temas tratados geraram mais envolvimento por parte do público. A ideia é explorar estes assuntos mais vezes, utilizando outras abordagens.

Uma ferramenta que pode ajudá-lo nesta missão é o Twitter Analytics, que mostra, por exemplo, quais de seus ‘tuítes’ fizeram mais sucesso.

7. Faça sorteios e promoções especiais

É fato que não tem quem desgoste de uma promoção ou sorteio, já que as duas práticas mexem diretamente no bolso do consumidor, fazendo com que adquira produtos gastando menos ou, o que é ainda mais atrativo, de graça.

Lançar ofertas exclusivas para seus seguidores nas mídias sociais ou organizar um sorteio são formas rápidas de gerar um público que está interessado naquilo que você oferece. Estes consumidores podem vir a adquirir seus produtos ou serviços no futuro.

8. Não se esqueça das hashtags

Em mídias sociais como Twitter e Instagram, especialmente nesta última, as hashtags são muito eficientes em fazer com que pessoas interessadas no teor de suas publicações cheguem até elas e, claro, até sua empresa.

A ferramenta Hashtagify pode ser útil para ajudá-lo a escolher hashtags relacionadas a seu negócio ou área de atuação.

9. Avalie as vantagens do marketing de influência para seu negócio

Sabe quando uma blogueira de moda, ou qualquer outra personalidade conhecida por um determinado público, recomenda um produto ou serviço em suas redes sociais? Pois bem, o que tal pessoa – certamente detentora de milhares de seguidores – está fazendo nada mais é do que marketing de influência.

Avalie se a prática poderia ser útil para seu negócio. Um ponto positivo é que você não precisa necessariamente fazer um grande investimento na estratégia; em alguns casos, pode oferecer seus próprios produtos ou serviços em troca da divulgação dos mesmos.

10. Comece a utilizar o Instagram Stories

Por fim, comece agora mesmo a utilizar o Instagram Stories para interagir com seus seguidores. A ferramenta do Instagram permite a publicação de fotos, criação de enquetes, veiculação de vídeos ao vivo e uso de hasgtags. Mas, atenção, todo este conteúdo só fica disponível por 24 horas.

Para você que tem um negócio, surge mais uma oportunidade de conhecer melhor seu público e saber o que ele espera de seus produtos e empresa.