Você já deve ter notado que a palavra engajamento está em evidência atualmente. Engajar pessoas com uma marca nada mais é do que fazê-las se envolverem e interagirem com tal marca. A tarefa, contudo, não é tão simples quanto aparenta, pois envolve a necessidade de criar um relacionamento com o consumidor.
A era digital, que estamos vivendo, não só transformou a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras, mas também representou uma mudança de comportamento no que diz respeito a seu envolvimento com marcas e empresas.
Sempre conectado, o consumidor hoje está mais exigente e é mais influenciado pela opinião de outras pessoas em sua tomada de decisão, assim como transforma-se em influenciador quando posta as próprias opiniões nas redes sociais sobre a experiência que teve com determinada marca ou empresa.
Deve-se considerar que as pessoas que consomem algum produto ou serviço querem se relacionar com empresas que expressem valores com os quais se identifiquem, que reflitam suas necessidades e expectativas.
Neste cenário, a interação dos clientes ou potenciais clientes com as empresas só tende a crescer. Diante disso, o engajamento online se tornou imprescindível para que uma marca ou empresa tenha presença digital.
É a partir do engajamento junto ao consumidor que os conteúdos gerados pela empresa são viralizados e opiniões a seu respeito são difundidas, agregando valor a uma marca.
Estudos realizados pelo Google e a Advertising Age apontaram que 90,8% dos consumidores entrevistados se engajam regularmente com marcas online. Deste total, 62,8% são hiper-engajados, ou seja, relacionam-se com as marcas em mídias sociais uma vez por semana ou mais.
Invista em engajamento online
O engajamento online cria uma relação de lealdade entre a marca e o consumidor, sendo que este último pode se tornar um difusor da marca e melhorar a sua imagem e reputação diante de outros consumidores.
Números mostram a necessidade de as empresas traçarem estratégias para gerir o engajamento online. Enquanto 50% dos consumidores engajados realizam compras online diversas vezes por semana, apenas 8% dos que evitam o engajamento online compram com a mesma frequência.
Pesquisas indicam ainda o quanto as recomendações nas redes sociais orientam as decisões de compra dos consumidores. De acordo com dados da PwC, 77% dos brasileiros são influenciados pelas mídias sociais na hora de decidirem se vão ou não concretizar uma compra.
Portanto, investir em engajamento é, ao mesmo tempo, trabalhar para aumentar o número de vendas e conversões de sua marca ou empresa. Neste processo, é imprescindível não só produzir conteúdos relevantes, mas também fazer com que sejam vistos, ou seja, realizar um trabalho eficiente de distribuição.
Para isso, você pode utilizar métricas que o orientem na gestão de suas ações de engajamento. Busque por ferramentas que indiquem quantos internautas foram impactados por suas ações nas mídias sociais, quantos interagiram com os seus conteúdos e que resultados este engajamento gerou para a sua marca.
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