A produção e veiculação de vídeos educativos, informativos ou até mesmo promocionais tornou-se parte da estratégia de marketing digital de muitas empresas, que encontraram neste formato um meio de conquistarem mais espaço no ambiente online, que atrai os usuários justamente pelo apelo visual que apresenta.

Os vídeos, portanto, fortalecem a sua relação com o cliente. De acordo com pesquisas, as chances de um consumidor adquirir um produto depois de assistir a um vídeo sobre ele aumentam entre 64% e 85%. Além disso, visitantes passam, em média, dois minutos a mais conectados a websites que apresentam conteúdos em vídeo. E não para por aí: páginas com vídeos podem ter uma probabilidade 50 vezes maior de aparecerem em destaque na busca orgânica do Google.

A seguir, confira as dicas que elencamos e comece já a investir na produção de vídeos para a sua loja virtual.

1 – Curtos e diretos

A esta altura, você já deve ter percebido que apostar em vídeos é um bom negócio para o seu e-commerce, dado que este recurso é capaz de atrair a atenção e aumentar a confiança do consumidor, o que pode facilitar o seu processo de vendas.

Contudo, é necessário manter-se atento à produção e fugir de conteúdos extensos e monótonos. O tempo médio de retenção de audiência dos vídeos presentes no YouTube é de um minuto. Então, tente focar nesta duração e elaborar vídeos dinâmicos e curtos, capazes de gerar engajamento entre o seu público-alvo.

2 – O que abordar?

Certo, os vídeos podem ser uma estratégia de marketing digital muito útil. Mas, o que abordar nas produções?

Para esta pergunta, diversas respostas são possíveis, pois as possibilidades de formatos e temas para os seus vídeos estão longe de ser limitadas. Pode-se trabalhar na produção de conteúdos voltados para descrições de produtos, apresentando ao consumidor de forma objetiva as características principais dos itens em questão; tutorais, que são bastante procurados por clientes que desejam conhecer melhor o funcionamento e manuseio de um artigo antes de adquiri-lo; ou mesmo aderir ao estilo ‘perguntas e respostas’, esclarecendo dúvidas frequentes a respeito de determinados produtos.

Gravar os vídeos em diferentes “cenários” e testar mais de uma forma de abordagem irá ajudá-lo a definir um estilo para as suas produções, levando em consideração o retorno obtido do público-alvo.

3 – Crie um canal no YouTube

Além de não comprometer a capacidade de hospedagem de seu website, um canal no YouTube é capaz de tornar o seu conteúdo acessível a todos que fizerem buscas relacionadas aos temas abordados. Desta forma, você consegue atingir mais pessoas e aumentar a credibilidade de sua marca e produto.

Continue acompanhando o Blog da eComm, que apresenta uma série de dicas valiosas para as suas estratégias de marketing digital.