Para saber se as postagens que você está realizando na fan page de sua marca ou empresa no Facebook vêm despertando o engajamento do público e chamando atenção para o seu negócio, é necessário monitorar constantemente os resultados de suas ações na rede social, inclusive para aprimorá-las se não estiverem sendo bem-sucedidas.

A partir deste monitoramento, você descobre ainda o quanto as pessoas estão falando sobre a sua marca ou empresa e pode também ficar de olho em que seus concorrentes estão fazendo, para não correr o risco de ficar para trás e perder clientes.

Abaixo, apresentamos quatro ferramentas gratuitas para que você consiga monitorar o retorno de suas ações na rede social mais utilizado no país.

Facebook

O próprio Facebook oferece uma série de dados que permitem que você acompanhe o desempenho de suas publicações. Na plataforma, é possível encontrar informações – inclusive gráficas – relacionadas ao alcance de seus posts, as interações realizadas em sua fan page, assim como menções sobre sua marca ou empresa (basta fazer uma pesquisa utilizando o nome de sua fan page no campo de busca da rede social).

Você ainda pode ficar de olho na concorrência e avaliar de maneira crítica seu próprio desempenho diante de quem oferece os mesmos produtos ou serviços que você.

LikeAlyzer

Se você deseja melhorar a performance de sua fan page, conheça o LikeAlyzer, uma ferramenta que gera um relatório rápido que permite que o administrador saiba como está o desempenho de sua página em comparação a outras do mesmo ramo.

Explore o potencial de sua fan page, com dicas para melhorar o engajamento de seus seguidores e fãs. A ferramenta ainda mostra a frequência com que usuários fizeram postagens em sua timeline e te dá uma nota de 0 a 100.

Google Analytics

A conhecida ferramenta do Google que permite a análise de estatísticas de visitação em websites possui interface também para redes sociais, como o Facebook, que fornecem botões e widgets incorporáveis, possibilitando que os usuários compartilhem, de modo prático, conteúdos da web ou de um aplicativo.

As interações dos usuários com tais botões, como o “Curtir”, do Facebook, são um indicativo de como eles reagem aos conteúdos postados nas redes sociais. Essas interações, que dão a possibilidade de acompanharmos o engajamento dos usuários, podem ser avaliadas por meio do Google Analytics.

Fanpage Karma

Com esta ferramenta, você monitora o alcance de sua fan page e recebe comparações do desempenho de sua página em relação a de seus concorrentes. A ferramenta oferece ainda uma série de dicas para que sua fan page gere maior engajamento de usuários, como as melhores horas para que você realize suas postagens.