Você certamente conhece o Google Shopping, ferramenta que tem como finalidade comparar preços de produtos – que pertençam a uma mesma categoria – de lojas virtuais diversas, possibilitando que o usuário encontre anúncios daquilo que está procurando logo na primeira página do buscador.

Imagine, por exemplo, que você deseja comprar um notebook. Ao realizar uma busca no Google a fim de conhecer os modelos disponíveis no mercado, você encontra – antes dos próprios resultados orgânicos – uma série de anúncios de notebooks que estão à venda em diferentes websites. Estes anúncios fazem parte do Google Shopping, que funciona como uma espécie de “Zoom” ou “Buscapé”.

google shopping

A ideia é exibir produtos relevantes em relação à busca do usuário, assim como as lojas onde são comercializados, fotos dos artigos e reviews de usuários sobre eles, tudo de forma integrada aos resultados de busca.

Os anúncios apresentados pelo Google Shopping incluem ainda marca, preço e especificações sobre a oferta. É possível acessar um carrossel completo com opções do item pesquisado, basta clicar na seta que fica à direita dos resultados apresentados. Com este tipo de anúncio, os lojistas podem conseguir taxas de conversão 130% mais altas, em relação às propiciadas por anúncios tradicionais.

Como incluir sua loja no Google Shopping

Para incluir produtos de sua loja virtual no Google Shopping, acesse o Google Merchant Center, área em que os produtos e as informações sobre eles devem ser cadastrados, e crie uma conta. Nesta ferramenta, você deve inserir nome do produto, descrição, preço, tamanho, cores, tipos do artigo e imagem. É necessário criar um “feed” com os produtos de sua empresa, a fim de que o Google tenha todas as informações que precisa para exibir os seus anúncios.

Depois disso, é hora de conectar a sua conta do Google Adwords ao Google Merchant. Este processo é necessário porque é no Adwords que você deverá definir orçamento, público e outros pontos importantes para a exibição de seus anúncios. Mas, fique atento, pois, apesar de ser gerenciado a partir do Adwords, o Google Shopping possui anúncios diferentes dos de texto tradicionais.

Neste tipo de anúncio, não é possível, por exemplo, selecionar palavras-chave que orientem a exibição nos mecanismos de buscas. Você deve estipular um lance a ser pago quando os seus produtos são mostrados aos usuários e o Google decide que palavras são relevantes em seu caso.

Melhores resultados para seu e-commerce

Se você possui uma loja virtual e não investe no Google Shopping, está desperdiçando oportunidades de vender mais. Para tornar os resultados com esta ferramenta ainda melhores, é possível aplicar o remarketing na plataforma, exibindo novamente o produto para os usuários que demonstraram interesse em comprá-lo.

Pesquisas realizadas com o mercado norte-americano apontam o crescimento gradual do Google Shopping. Nos primeiros quatro meses de 2016, a receita da plataforma apresentou crescimento de 52%, em relação ao mesmo período de 2015.

Com o sucesso do Google Shopping, o Google otimizou a apresentação dos anúncios em dispositivos móveis. E, levando em consideração também que o hábito de fazer compras a partir de mobiles tem se tornado cada vez mais frequente, fique atento com a versão de sua loja virtual para este tipo de equipamento. Com uma navegação amigável, os usuários conseguirão fazer compras facilmente a partir de seu website.

Não sabe muito bem como fazer isso? Então, conheça a plataforma da eCShop e ofereça uma ótima experiência de compra ao consumidor independente da forma como ele acessa o site de sua loja virtual.