A expansão do marketing digital deu margem ao surgimento de inúmeras ferramentas – inclusive gratuitas – que auxiliam empresas e empreendedores de nichos diversos do mercado a alavancarem vendas por meio da criação de campanhas bem-sucedidas. Tais funcionalidades possibilitam que se realizem monitoramento, gerenciamento e análise de resultados de forma minuciosa.

A seguir, apresentamos 4 ferramentas que irão ajudá-lo a acompanhar as dinâmicas do mercado e aumentar a presença digital de sua marca ou empresa.

Moat

Ficar de olho na concorrência é essencial, certo? O Moat é uma ferramenta gratuita que permite que, a partir da inserção dos nomes das marcas de seus concorrentes, você tenha acesso aos anúncios mais recentes exibidos por eles. É possível saber o tamanho destes anúncios, além de lugares onde foram vistos. Desta forma, você pode avaliar melhor onde divulgar seu negócio.

Traffic Travis

Utilizada para consultorias de SEO, esta ferramenta apresenta ao usuário maneiras de fazer seu site atingir o topo das buscas orgânicas do Google. Apesar de possuir uma versão paga, ela oferece também uma série de funcionalidades gratuitamente.

Por meio do Traffic Travis, é possível acessar as principais informações sobre buscas, visitas e acessos a seu site, além de verificar o ranqueamento da página nos buscadores da rede. Mais do que apontar os dados, contudo, a ferramenta mostra maneiras de otimizar um site e deixa o usuário por dentro das ações de seus concorrentes.

iSpionage

A partir desta ferramenta, você consegue ter acesso aos termos e palavras-chave que são mais utilizados por seus concorrentes. Ainda é possível avaliar de que forma eles estão anunciando a fim de se destacarem em mecanismos de busca. Descobrir a estratégia da concorrência para conseguir mais conversões pode te ajudar a traçar um plano para fazer seu negócio prosperar ainda mais.

Google Trends

Na hora de desenvolver um planejamento de ações de marketing digital, é imprescindível levantar o maior número de informações possível a respeito de seu público-alvo. E o Google Trends pode ser um excelente aliado nesta tarefa.

Esta ferramenta permite que você encontre as palavras-chave mais buscadas pelos usuários, além de exibir as palavras mais relevantes por região. Você pode também fazer comparações entre palavras-chave, para descobrir quais são as mais procuradas e tomar melhores decisões.

Os dados coletados permitem a criação de estratégias para atrair maior visibilidade e retorno a suas campanhas.