Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting apontou que 40% das empresas utilizam análise de dados para a realização de atividades-chave, como desenvolvimento de produtos, marketing e vendas. A projeção é de que a tendência não apenas se mantenha nos próximos três anos, mas alcance a marca de 90% das empresas usando a interpretação de dados para orientar os seus negócios até 2020.

Embora apontem uma série de obstáculos para a concretização do processo, os dados mostram que 23% das empresas pretendem começar a colocar em prática a análise de dados nos próximos 12 meses. O estudo avaliou uma amostra de 580 organizações e gestores de TI – integrantes de 11 setores empresariais – em três continentes.

Examinando as prioridades dos 11 setores abordados, a pesquisa revelou que, de acordo com cada setor, há um destaque em diferentes prioridades específicas do mercado. Por exemplo, no setor de energia, a análise de dados é encarada como fundamental para o desenvolvimento de redes de distribuição inteligentes.

Por outro lado, na indústria, este tipo de análise está atralado à fábrica inteligente, principalmente no que diz respeito à manutenção preditiva.

Desta forma, a Forrester atentou para a necessidade de as organizações estabelecerem objetivos empresariais bem definidos e quantitativos em quaisquer iniciativas de análise de dados que realizarem, já que a utilização deste tipo de interpretação analítica está ligada tanto a criação de um processo e ao desenvolvimento de uma nova cultura quanto ao uso de tecnologias.

Para o estudo, foi desenvolvida uma pesquisa online com líderes de negócios e de TI de empresas da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, com a finalidade de avaliar a metodologia e o gerenciamento de análise de dados nas organizações em que atuam.

Com informações do E-commerce Brasil